O Detran lançou a CNH Digital em todo o Estado do Rio de Janeiro. Para o resto do país, a CNH Digital vai entrar em vigor no dia 1º de julho. Aplicativo é gratuito e documento digital vale tanto como o físico.

Criado em 30 de janeiro deste ano, pela Deliberação 167, do Conselho Nacional de Trânsito, o documento permite que se tenha maior mobilidade, já que estará no smartphone do usuário, e mais segurança, pois os dados serão criptografados, assegurando a sua autenticidade.

A novidade também fará com que os motoristas não sejam multados por estar sem a carteira tradicional e terá a mesma validade jurídica do documento em papel, que continuará sendo emitido. Veja como obter a CNH Digital abaixo.

Passo a passo

  • Solicitar uma nova CNH ou uma segunda via do documento com QR Code (QR code scanner, em inglês), que permitirá o acesso instantâneo aos dados do condutor, e atualizar telefone e e-mail nos postos de habilitação do Detran. Não há necessidade de agendamento. Quem já tiver a CNH com QR code só precisa atualizar seus dados nos postos.
  • Será solicitado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que o usuário preencha uma ficha de cadastro no portal de serviços do Denatran no site. Depois, será enviado um código para o motorista inserir cadastrar os dados da CNH no aplicativo da CNH Digital.
  • Baixar o aplicativo da CNH Digital, disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store, para prosseguir com o procedimento para inserção de código e dados pessoais.

Fonte: https://g1.globo.com