DIFERENÇA ENTRE SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DE CNH: VOCÊ SABE QUAL É?

DIFERENÇA ENTRE SUSPENSÃO E CASSAÇÃO DE CNH: VOCÊ SABE QUAL É?

CNH cassada ou suspensa

Você provavelmente já deve ter ouvido uma frase dizendo que alguém “perdeu” a carta, e num primeiro momento pode ter ficado com dúvida sobre o que isso significa e até mesmo com medo de que passe por isso um dia. Para te informar e tranquilizar, explicamos abaixo a diferença entre suspensão e cassação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e se realmente é possível “perder” o documento a ponto de não recuperá-lo novamente.

Confira a seguir o que significa cada termo.

O QUE SUSPENSÃO DE CNH?

A suspensão da CNH nada mais é do que a perda temporária do seu direito de dirigir, que pode ocorrer quando há o acúmulo de 20 pontos na carteira sem entrada de recurso ou com recurso negado. Nesse caso, é feita uma análise de todo o seu histórico junto aos órgãos de trânsito, o que inclui principalmente os tipos de infrações cometidas, para determinar por quanto tempo tal direito ficará suspeito, correspondendo ao tempo em que o documento deverá ficar em poder do Detran.

Os recursos aqui raramente são aceitos, sendo mais fácil manter seu direito de dirigir ao provar que seu veículo foi roubado e estava em poder de outra pessoa, que veio a cometer as infrações, ou que o mesmo foi vendido e ainda não houve transferência de propriedade. É importante salientar que existem também os casos em que a suspensão ocorre de forma automática, não cabendo nenhuma tentativa de argumentação. Alguns exemplos são:

– Dirigir sob efeito de álcool;

– Participar de rachas;

– Dirigir utilizando velocidade superior a 50% do que é permitido na via em que estiver.

Os prazos referentes à suspensão variam de acordo com a infração e com a análise das autoridades, podendo chegar a um ano. Porém, via de regra, ao cumprir o prazo e fazer o curso específico de reciclagem, o motorista já obtém sua CNH novamente, diferente do que ocorre com a cassação.

O QUE É CASSAÇÃO DE CNH?

Os casos de cassação de CNH são ainda mais sérios, pois são aplicados a quem estava com a carteira suspensa e foi pego dirigindo, mostrando que não respeitou o prazo imposto e não fez o curso de reciclagem. Afinal, a penalidade frisa que enquanto o prazo estiver vigente há proibição de dirigir não só o veículo que recebeu as multas, mas qualquer outro.

Outros casos que levam à cassação inclui o motorista:

– Dirigindo com CNH falsa;

– Permitindo que uma pessoa não habilitada dirija seu veículo;

– Participando de manobras perigosas e rachas.

A penalidade imposta nesses casos engloba ainda o prazo de até dois anos sem poder dirigir, deixando a habilitação em poder do Detran, e obrigação de refazer o processo prático e teórico para tê-la de volta. Ou seja: uma vez com a CNH cassada, o motorista praticamente deverá tirar outra novamente.

Fica subentendido, portanto, que só é possível “perder a carteira” caso o motorista realmente queira, afinal os órgãos responsáveis, embora rigorosos, dão novas chances para que ela seja recuperada, cabendo ao responsável acatar ou não as exigências. Então, se você teve sua habilitação suspensa ou cassada, não deixe para a última hora para fazer as aulas necessárias.

Caso ainda tenha dúvidas sobre a diferença entre suspensão e cassação de CNH e de como deve proceder, deixe um comentário abaixo ou ligue para a gente. Podemos ainda te auxiliar checando quantos pontos você tem e se é preciso tomar cuidado com novas infrações.


personaldespachante

CONTATO

ENDEREÇO
Av. Marques de São Vicente, 446 - 10º Andar
Cj. 1003 - Barra Funda CEP 01139-000 - São Paulo, SP
CONTATO
Tel.: (11) 3531-7979
personal@grupopersonal.net.br
logo grupo personal
logo personal despachante
personal corretora de seguros

Copyright © 2016 Personal Despachante. Todos os direitos reservados.