LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS: AS 5 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO

LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS: AS 5 PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE O ASSUNTO

O licenciamento de veículos não é um assunto considerado importante por todos os motoristas ou proprietários, por isso, na hora do pagamento ou mesmo antes dele, é comum surgirem diversas dúvidas. Nesse post falaremos sobre as 5 principais, esperando poder te ajudar de alguma forma.

Confira abaixo:

1 – AFINAL, O QUE É O LICENCIAMENTO?

Explicando de forma simples, o licenciamento, como o próprio nome sugere, é o procedimento por meio do qual você obtém licença para poder trafegar com seu veículo. Ele comprova que todos os débitos estão quitados e, em alguns Estados, que o veículo possui condições de rodar sem afetar o meio ambiente, através de uma vistoria específica realizada. É importante frisar que o licenciamento deve ser pago anualmente.

2 – SOU OBRIGADO A PAGAR O LICENCIAMENTO?

Sim, afinal, como citado acima, sem o licenciamento pago seu veículo não pode ser dirigido. Além disso, esse débito em questão é considerado infração gravíssima, passível de 7 pontos na carteira. Portanto, lembre-se que não receberá nenhum aviso oficial com data limite e atente-se aos prazos, tendo em mãos o número do Renavam quando for pagar o valor correspondente.

3 – QUAL O VALOR A SER PAGO?

O valor do licenciamento varia de acordo com cada Estado. Lembrando que a ele devem ser acrescidos os valores do DPVAT (seguro obrigatório), da taxa de envio, no caso em que o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) deva ser entregue na sua residência, e também das multas em aberto. No ato do pagamento é emitido um único comprovante referente a todos esses débitos.

4 – PODE EXISTIR MULTAS EM ABERTO PARA LICENCIAR O VEÍCULO?

Para que seu veículo possa ser licenciado, não deve haver nenhuma multa em aberto. Caso haja, ela pode ser quitada no ato do pagamento da taxa para licenciar o veículo. O IPVA também deve estar em dia.

5 – COMO SABER SE O VEÍCULO ESTÁ DE FATO LICENCIADO?

O comprovante recebido no ato do pagamento é a sua garantia de que o licenciamento está em andamento, porém seu veículo só pode ser utilizado quando no novo CRLV estiver em mãos. Quando ele for entregue em sua residência ou no despachante escolhido para fazer o serviço, você terá certeza de que tudo ocorreu bem.

Vale frisar que, com o auxílio correto, é possível fazer consultas do status do veículo, como débitos em aberto, e assim saber se basta pagar somente o licenciamento e o seguro ou se há mais débitos a serem quitados.

Outro ponto importante a ser citado é que, uma vez que o pagamento não foi feito, você não perde o direito de dirigir, mas sim o direito de dirigir o veículo em questão, cujo novo CRLV deve ser gerado. Dirigir com o comprovante de quitação do débito também não é permitido, sendo motivo para multa e remoção do veículo para o pátio do DETRAN.

Esse post apresentou apenas as 5 dúvidas que mais surgem quando o assunto é licenciamento de veículos. Caso você tenha outras ou precise de auxílio com consultas ou mesmo com o pagamento, fale conosco agora mesmo. Se preferir, deixe um comentário abaixo e responderemos o mais rápido possível.


personaldespachante

CONTATO

ENDEREÇO
Av. Marques de São Vicente, 446 - 10º Andar
Cj. 1003 - Barra Funda CEP 01139-000 - São Paulo, SP
CONTATO
Tel.: (11) 3531-7979
personal@grupopersonal.net.br
logo personal despachante

Copyright © 2016 Personal Despachante. Todos os direitos reservados.