LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS: 7 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO

LICENCIAMENTO DE VEÍCULOS: 7 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O ASSUNTO

Licenciamento do veículo

Você, como motorista, sabe tudo que precisa sobre licenciamento de veículos? Independente da resposta, é preciso levar em consideração que sempre existe uma ou outra informação que acaba passando despercebida por muitas pessoas e, pensando nisso, separamos nesse post 7 pontos importantes sobre o assunto para conhecimento de todos. Dúvidas sobre valores e prazos? Continue a leitura até o final para tê-las solucionadas.Confira:

  1. O licenciamento deve ocorrer anualmente para veículos que não sejam de órgãos ou entidades públicas, ou seja: todo ano você deve se preparar financeiramente para pagar a taxa correspondente. Em casos de veículos zero quilômetro, o primeiro pagamento deve acontecer antes mesmo do emplacamento.
  2. O pagamento pode ser feito junto ao IPVA ou nos períodos específicos, que variam de acordo com cada estado. Em São Paulo, por exemplo, o período, que é trabalhado de acordo com o final da placa do veículo, é de abril a dezembro, lembrando que o motorista precisa se atentar ao prazo, que termina no último dia do mês correspondente.
  3. O valor da taxa de licenciamento também varia de acordo com cada Estado, podendo apresentar diferenças significativas.
  4. Essa taxa é somada ao seguro obrigatório; DPVAT, possíveis multas que estejam em aberto e também à taxa dos Correios, caso a pessoa opte por receber o novo documento em casa. É importante frisar que sem o pagamento das multas é impossível ter o veículo licenciado.
  5. Ao contrário do que muitos motoristas imaginam, é sim possível licenciar o veículo após vencimento do prazo. Porém, como o documento também passa a estar vencido, fica proibida a circulação, e é acrescentado ao valor total do licenciamento o valor da multa e juros por atraso, que serão correspondentes ao número de dias entre término do prazo e realização do pagamento.
  6. Dirigir sem o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), documento considerado obrigatório para rodar, ou com o licenciamento vencido é considerado infração gravíssima. Tal atitude representa 7 pontos na CNH, além de multa e remoção do veículo para o pátio do Detran. O veículo só será devolvido para o motorista após comprovação de pagamento.
  7. Não existe nenhum aviso que chegue à casa do motorista referente ao licenciamento, como ocorre com o IPVA. Portanto, cabe a cada um ficar atento aos comunicados feitos em sites e portais específicos, como o da Personal Despachante, para saber qual o prazo correspondente ao seu veículo, e então ter em mãos o número do renavam e entrar em contato com o seu despachante de confiança, para pagamento.

Débitos no veículo

Para evitar perder datas, ficar em débito com os órgãos responsáveis e até mesmo não ter dinheiro suficiente para pagar o licenciamento, por se esquecer de alguma multa, por exemplo, há quem deixe o licenciamento nas mãos de empresas especializadas, como a Personal Despachante.

Com o nosso auxílio, você saberá exatamente tudo que diz respeito ao licenciamento de veículos e poderá se programar com calma para não correr o risco de contrair dívida e ter que ficar sem dirigir por causa do CRLV vencido. Para obter mais informações, entre em contato conosco.

Você pode deixar um comentário abaixo ou entrar em contato por telefone.


personaldespachante

CONTATO

ENDEREÇO
Av. Marques de São Vicente, 446 - 10º Andar
Cj. 1003 - Barra Funda CEP 01139-000 - São Paulo, SP
CONTATO
Tel.: (11) 3531-7979
personal@grupopersonal.net.br
logo grupo personal
logo personal despachante
personal corretora de seguros

Copyright © 2016 Personal Despachante. Todos os direitos reservados.